top of page

TEATRO

SOBRE O TEATRO

O teatro é uma arte na qual um ator ou um conjunto de atores interpretam uma história, fatos ou atividades. Esse ator ou o elenco, junto com técnicos de som, filmagem, dramaturgos e diretores, querem passar aos espectadores os sentimentos e experiências de determinado acontecimento.

Teatro de sombras: É uma arte chinesa antiga que acabou se espalhando para todo o mundo. Nela, conta-se histórias usando bonecos de sombra. Os efeitos são atingidos através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz. Hoje em dia, algumas companhias são conhecidas por suas belas apresentações usando o próprio corpo para criar as sombras e todo o espetáculo. 

Teatro de fantoches/bonecos/marionetes: Apresentação feita com fantoches, bonecos de manipulação ou marionetes, muitas vezes tendo até o palco, as cortinas e todos os detalhes construídos especialmente para a apresentação. 

Teatro infantil: Numa visão geral, o teatro infantil contém personagens caricatas, roupas coloridas e é acompanhado com componentes musicais. Na maioria das vezes, as obras infantis têm uma moral da história com o intuito de agregar valores para o público-alvo. 

Teatro de rua: Neste, os atores fazem uso do próprio corpo e voz para representar em espaço aberto/público, mais precisamente nas cidades. 

CURIOSIDADES

  • Segundo a Enciclopédia Britânica (ou Encyclopædia Britannica), a palavra teatro deriva do grego theaomai[1] (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar (1990, vol. 28:515).

  • A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.

  • O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

  • A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.

  • A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.

  • lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.

10 MOTIVOS PARA IR AO TEATRO

1. É fundamental para a formação das crianças e adolescentes

O teatro é um programa recomendadíssimo para a garotada. Provoca a interação, a reflexão, desperta a curiosidade, traz temas importantes para discussão em casa, na escola e diverte. Estimule, incentive, vale realmente muito a pena.

2. Cada sessão é um momento único

Nunca uma sessão é igual a outra, embora o texto e o elenco sejam os mesmos. A resposta da plateia, o improviso e outras situações fazem de cada apresentação um momento especial e exclusivo.

3. É uma bela experiência sensorial

A peça acontece ali na sua frente, diante dos seus olhos. Você vive aquela história em tempo real, é convidado a fazer parte da narrativa, a sentir as emoções, enfim, é mágico!

4. Te afasta do celular, do computador e faz você sair de casa por algumas horas

Quem não curte uma boa série no Netflix ou em qualquer outro serviço de streaming, não é mesmo? Cá entre nós, por mais sensacional que seja, vale também um pouco de interação real. O teatro une pessoas, desperta emoções e reações diversas. Experimente.

5. Há peças com preços populares e até de graça!

Se a desculpa é custo, é bom rever seus argumentos agora. Tem muitos espetáculos acessíveis, basta ficar atento à agenda cultural da sua cidade. Peças apresentadas em espaços públicos, por exemplo, são sempre uma boa pedida.

6. Aprimora o conhecimento

Uma boa sessão de teatro é sempre um convite a conhecer autores, culturas e visões de mundo muito diversas. Permita-se!

7. Valorização do ator e das equipes

Ir ao teatro também é uma forma de prestigiar o trabalho de grandes atores e profissionais que se dedicam às artes cênicas. É inspirador.

8. O teatro traz os mais diversos assuntos para a berlinda

Além de ser um belo programa de entretenimento, diferentes montagens trazem à reflexão temas e assuntos pertinentes ao cotidiano. É uma possibilidade de ampliar o repertório e desenvolver a criatividade.

9. As inúmeras formas de contar uma história

Uma das grandes vantagens de ir ao teatro diz respeito à forma como uma peça é encenada. Tudo acontece diante da plateia, com recursos muitas vezes otimizados, um belo trabalho de iluminação, som e outros recursos. Observe, avalie, entre no clima.

10. Troque experiências

Ao término da sessão, troque ideias com o elenco e demais integrantes da peça. Compartilhe impressões, experiências. É uma oportunidade imperdível.

DRT DE ATOR

As siglas DRT sāo denominadas a partir de Delegacia Regional do Trabalho. O ator que possui o “DRT” significa que ele tem um registro profissional e regulamentado na carteira de trabalho.

De acordo com a lei 6.533 de 1978 todo cidadāo que tiver um registro profissional de ator, está apto para ser contratado para exercer a profissāo na TV, no cinema ou no teatro. Os atores amadores, assim chamados os que nāo possuem DRT, nāo poderāo ser contratados como atores profissionais.

Uma pessoa pode até pode trabalhar na TV sem o registro, mas não será mais que um figurante, ou personagem sem fala, e ainda no máximo num segundo plano.

Como obter o Registro Profissional de ator (DRT)?

Existem duas formas de tirar o DRT:

Apresentaçāo do diploma que corresponda à capacidade profissional de Ator reconhecida pela Lei.

Comprovante de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias  profissionais e, subsidiariamente, pela Federação respectiva.

A partir dessa informaçāo existem duas formas de tirar o DRT: Sated ou Ministério do Trabalho e Emprego.

Sated

O Sindicato dos Artistas e Técnicos de Diversāo é o órgāo responsável por conceder o registro profissional para atores.

Para isso é necessário entrar no site http://www.satedsp.org.br/requerimento-para-atestado-de-capacitacao-profissional.html e preencher e enviar o formulário ou ir na própria sede para dar entrada ao registro.

Após a apresentaçāo da documentaçāo requerida atestando a capacidade profissional é necessário efetuar o pagamento de uma taxa.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Para tirar o DRT pelo MTE é necessário entrar no site e preencher a solicitaçāo de registro profissional. Será obrigatória a apresentaçāo de uma via impressa e assinada.

Depois entre no site do governo e escolha o estado desejado, o posto de atendimento e o tipo de atendimento – o tipo de atendimento é o de registro profissional e nāo sāo todos os postos que fazem esse tipo de atendimento. Você deverá informar seus dados, o dia e o horário escolhido para comparecer ao atendimento. Ao finalizar, é gerado um documento informando o local, data e horário e os documentos que deverāo ser levados a fim de serem avaliados pelo atendente. No dia do atendimento leve consigo todos os documentos originais e cópia dos mesmos.

Após a avaliaçāo será informado um novo dia para a retirada do DRT e os documentos que deverāo ser fornecidos para a retirada.

Nāo é necessário pagar nenhuma taxa.

OBS: Se for apresentado como documento de atestado de ator apenas o histórico escolar fornecido pela escola, o ministério do trabalho e emprego apenas poderá fornecer o registro profissional (DRT) provisório, no qual o ator terá um ano para dar entrada novamente e apresentar o diploma para o DRT definitivo.

GRANDES ARTISTAS

Taís Araújo

Taís Bianca Gama de Araújo Ramos é uma atriz brasileira de televisão e cinema. Nascida em 25 de novembro de 1978, no Rio de Janeiro, fez a sua primeira participação nas telinhas na novela "Tocaia grande", da extinta Rede Manchete. Entretanto, seu primeiro papel de destaque veio um ano depois, em 1996, quando protagonizou a novela "Xica da Silva", da mesma emissora.

Taís Araújo foi a primeira negra protagonizar tramas na teledramaturgia no Brasil, com apenas 17 anos. Assim, tornou-se conhecida internacionalmente, pois a novela foi um sucesso mundo afora.

Em 1997, seguiu para a Rede Globo e nunca mais se desvinculou da empresa. Desde então, participou de novelas como "Anjo mau", "Uga Uga" e "Porto dos milagres". No ano de 2004, estrelou como Preta, em "Da cor do pecado", principal na trama. Além disso, trabalhou em "América", "Cobras e lagartos", "A favorita" e "Passione".

Já em "Viver a Vida", novela de Manoel Carlos, novamente foi a primeira negra a ser personagem principal, como Helena, agora, em horário nobre. Em 2012, surgiu na TV como Penha, uma das protagonistas do trio "Empreguetes", em "Cheias de charme".

Filha de um economista e uma pedagoga, Taís formou-se em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Além da televisão, dedicou-se ao cinema em filmes como "Caminho dos sonhos", "Drama urbano", "O maior amor do mundo", "Nzinga" e "A guerra dos Rocha". Em 2003, participou de "Garrincha - Estrela Solitária", viveu Elza Soares, esposa do célebre jogador do Botafogo.

taís araújo.jpeg
Leandro Hassum

Leandro Hassum Moreira é um ator brasileiro nascido e criado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Destaque como humorista, o ator já mostrava na adolescência desenvoltura e sua veia cômica, principalmente entre os colegas de escola. A facilidade de arrancar risos foi logo percebida por uma professora, que sugeriu para a sua mãe que o matriculasse em um curso de teatro.

Dito e feito. Ao pisar no placo pela primeira vez, ainda como aluno de um curso de teatro para iniciantes, Leandro não teve mais dúvida do que queria para o seu futuro. No início da carreira, ele fez trabalhos de sucesso nos palcos, como as peças "Aurora da Minha Vida", conquistando 7 prêmios no Festival de Teatro Amador de Fortaleza, "Pluft – O Fantasminha", na tradicional escola de teatro Tablado, aonde se tornou professor anos depois.

Leandro Hassum se tornou conhecido pelo grande público através da TV, no humorístico "Zorra Total", interpretando personagens inesquecíveis, como o medroso Delegado Valente, o médico gay Doutor Rosseti, ao lado de Chico Anysio, e Jorginho, no quadro "Os Seguranças", ao lado do amigo Marcius Melhem. A parceria da dupla foi tão bem-sucedida, que os seguranças ganharam um programa na Globo aos domingos chamado "Os Caras de Pau".

No teatro, Leandro teve uma parceria vitoriosa ao lado do amigo Marcius Melhem com o consagrado espetáculo "Nós na Fita" e no infantil "Nós no Tempo", conquistando o prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil. Desde 2008 protagonista o stand-up comedy "Lente de Aumento", lotando teatros por todo Brasil.

Ainda nos palcos atuou em espetáculos como "Os Sem Vergonhas", peça baseada no filme inglês "Ou Tudo ou Nada" (Full Monthy) e "Um Casal Aberto Ma Non Troppo", ao lado de Adriane Galisteu.

No cinema, Leandro também atuou em grandes sucessos de bilheteria, como na franquia protagonizada por ele "Ate que a Sorte nos Separe" (1,2 e 3), "O Candidato Honesto", "Vestido pra Casar", "Eu e Meu Guarda Chuva", "Muita Calma Nessa Hora", "Se Eu Fosse Você", entre outros filmes.

O ator fez sua estreia em telenovelas em 2014 interpretando o dono de uma loja de eletrodomésticos Haroldo Barata, em "Geração Brasil".

Leandro Hassum.jpg
bottom of page