MÚSICA
SOBRE MÚSICA
Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.
A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.
Em música, a duração de um som está relacionada ao tempo, mas não como ele é medido, por exemplo, em um relógio. A relação entre o tempo de duração das notas musicais e o tempo das pausas cria o ritmo. Altura é a forma como o ouvido humano percebe a freqüência dos sons. As baixas freqüências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou tons graves e tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons. Intensidade é a percepção da amplitude da onda sonora. Também é chamada, frequentemente, de volume ou pressão sonora. O timbre nos permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por instrumentos diferentes.
INSTRUMENTOS
Um instrumento musical é um objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.
O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.
A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objeto de debates. Os arqueologistas tendem a debater este assunto referindo a validade de várias evidências como artefatos e trabalhos culturais. Instrumentista é um músico que toca algum instrumento.
Existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificações que levam em conta os conjuntos instrumentais tais como orquestras. Um exemplo é a classificação dos instrumentos da orquestra sinfônica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percussão.
Alguns instrumentos de cordas
-
Violino
-
Contrabaixo
Nos instrumentos de cordas, o som é produzido pela vibração de uma corda, quando esta é friccionada ou percutida. Esta vibração é geralmente amplificada pois a maioria destes instrumentos apresenta uma caixa de ressonância. Exemplos deste tipo de instrumentos são o violino, a viola, a guitarra ou o contrabaixo. A qualidade sonora destes instrumentos depende da combinação entre as cordas utilizadas e a caixa de ressonância que na maioria das vezes é feita em madeira.
Alguns instrumentos de sopro
-
Saxofone
-
Flauta transversal
Os instrumentos de sopro são usualmente constituídos por tubos e o som é produzido pelo movimento do ar que se encontra no seu interior. Os diferentes sons relacionam-se com o comprimento da coluna de ar movimentado. São exemplos de instrumentos de sopro, as flautas, o saxofone, o clarinete ou a trompa.
Alguns instrumentos de percussão
-
Tambores
-
Bateria
Neste tipo de instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma membrana ou de uma superfície. Esta oscilação pode ser provocada pela mão ou com a ajuda de baquetas, que podem ser de plástico ou de madeira. Exemplos deste tipo de instrumentos, são os tambores, as baterias, os xilofones ou os adufes.
PREMIAÇÕES
Video Music Awards (VMA'S)
MTV Video Music Awards (acrônimo VMA) é uma das maiores premiações da música americana criada em 1984 pela MTV, de forma a enaltecer os melhores videoclipes do ano. Originalmente concebidos como uma alternativa aos Grammy Awards, o MTV Video Music Awards é agora um programa de entrega de prêmios da cultura pop, rock e hip hop respeitado. É apresentado todos os anos e são emitidos pela MTV, e ocasionalmente pela MTV2 e VH1. A premiação normalmente acontece em Nova Iorque, mas em ocasiões passadas foi realizada em outras três cidades: Los Angeles, Las Vegas, e Miami. Suas categorias foram reformuladas a fim de prestigiar mais os artistas e as músicas, não deixando de prestigiar os melhores videoclipes produzidos durante o ano.
As estatuetas entregues aos vencedores são muitas vezes chamadas de Moonman (Homem da Lua) dado que a estatueta é um astronauta na Lua, o que representa uma das primeiras representações da MTV. O período de eleição para os Video Music Awards começa a 1 de julho. Antes do ano de 2002, os VMAs eram tradicionalmente realizados na primeira quinta-feira de setembro, mas foi decidido adiar a cerimônia para uma semana antes para que não coincidisse com o aniversário dos Ataques de 11 de Setembro de 2001. Vários cantores se destacaram no VMA, alguns dos grandes nomes são Michael Jackson, Madonna, Beyoncé, Britney Spears, Lady Gaga, Christina Aguilera, Rihanna, Taylor Swift, Jennifer Lopez, Eminem, Nirvana, Janet Jackson, Kanye West, entre outros.
A cantora Beyoncé é a maior vencedora da história do VMA, com 27 prêmios ganhos (sendo 3 com o grupo Destiny's Child, 24 em carreira solo, e 8 conquistados em uma só noite). Madonna, com 21 prêmios, era a maior vencedora da premiação até 2016, quando seu recorde foi quebrado. Em terceiro, com 18 prêmios, estão Lady Gaga, sendo 8 ganhos em uma só noite (recorde que compartilha com Beyoncé, de maior números de prêmios em uma só noite) e, em 2020, o primeiro Prêmio MTV Tricon, que substituiu o extinto Michael Jackson Video Vanguard, e Justin Timberlake, sendo 11 na carreira solo e 7 com a boyband 'N Sync. Eminem é o rapper que mais ganhou com total de 12, o mesmo com a banda R.E.M.. Já Pink detém o recorde de mais anos recebendo prêmios, o primeiro em 2001 e o último em 2017, totalizando 16 anos. A cerimônia é marcada pelas performances sendo elas polêmicas, marcantes, e icônicas por parte dos artistas.
Grammy
Grammy Award (inicialmente denominada de Gramophone Awards) é uma cerimônia de premiação da "Academia de Gravação" (do inglês The Recording Academy) dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical e, provendo suporte à comunidade da indústria musical. É considerado um dos quatro principais prêmios anuais de entretenimento americano, juntamente com o Óscar (cinema), o Emmy (televisão) e o Tony (teatro). Em 1971, Pierre Cossette comprou os direitos televisivos para transmitir a cerimônia e organizou a primeira emissão ao vivo.
A Academia de Gravação, é a única associação a homenagear tanto o âmbito de conquista artística, quanto a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, não considerando as vendas de álbuns e as paradas de sucesso.
A primeira cerimônia do Grammy Awards foi realizada em 4 de maio de 1959, para homenagear e respeitar as realizações musicais de artistas no ano anterior. Após a cerimônia de 2011, a Academia revisou muitas categorias da premiação.
Grammy Award (inicialmente denominada de Gramophone Awards) é uma cerimônia de premiação da "Academia de Gravação" (do inglês The Recording Academy) dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical e, provendo suporte à comunidade da indústria musical. É considerado um dos quatro principais prêmios anuais de entretenimento americano, juntamente com o Óscar (cinema), o Emmy (televisão) e o Tony (teatro). Em 1971, Pierre Cossette comprou os direitos televisivos para transmitir a cerimônia e organizou a primeira emissão ao vivo.
A Academia de Gravação, é a única associação a homenagear tanto o âmbito de conquista artística, quanto a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, não considerando as vendas de álbuns e as paradas de sucesso.
GRANDES ARTISTAS
Lady Gaga
Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical norte-americana, uma das maiores representantes do Show Business mundial. Gaga se tornou um ícone do universo pop. Em 2019, foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original com Shallow.
Lady Gaga, nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em Nova Iorque, no dia 28 de março de 1986. Foi criada no Upper West Side, área abastada de Nova Iorque.
Com quatro anos Lady Gaga começou a estudar piano. Foi aluna da escola católica, Convento of the Sacred Heart, no Upper West Side. Com 13 anos compôs sua primeira canção.
Com 14 anos, acompanhada da mãe, já cantava em casas noturnas. Foi admitida na Tisch School of Arts, onde estudou música, mas abandonando o curso no segundo ano, para se dedicar à carreira artística.
Na tentativa de emplacar, Lady Gaga mudou-se para Los Angeles e assinou um contrato com a gravadora Def Jam. Foi dispensada três meses depois.
Em 2007, de volta a Nova Iorque, ela criou “Lady Gaga”. O nome surgiu com a ajuda do produtor musical Rob Fusari, com base na música “Radio Gaga”, da banda Queen.
Lady Gaga optou por um caminho radical e menos fashion: sua tática é a do choque estético. Com suas roupas extravagantes e chocantes, faz seu público esperar um susto, a cada aparição.
Beyoncé
Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981), conhecida também apenas como Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, produtora, diretora e roteirista norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente. Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte, foi premiada com cinco Grammy Awards.
Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 24 Grammys (21 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é uma dos artistas que mais ganhou esse prêmio.
Sua carreira como atriz teve início em 2001, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen: A Hip Hopera. Beyoncé também atuou em outros filmes, como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls e outros. Sua atuação no filme Dreamgirls lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor atriz em um filme, comédia ou musical e Melhor canção original para a música "Listen". Junto com a sua mãe, Tina Knowles, ela lançou em 2004 uma linha de roupas chamada House of Deréon. A maior inspiração foi sua avó, chamada Agnèz Deréon. Beyoncé já trabalhou para marcas como Pepsi, Tommy Hilfiger, Armani e L'Oréal. Em 2009, a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ter arrecadado mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009.
Beyoncé possui cinco singles que alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ao longo de sua carreira solo, ela já vendeu 100 milhões de discos em todo o mundo, fazendo dela uma das artistas recordistas em vendas globais. Beyoncé acumula exatos 22 Grammys. A revista Billboard colocou-a em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, aparece também no nono lugar, com o grupo Destiny's Child. Em fevereiro de 2010, a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década. No mesmo ano, o VH1 colocou a cantora no número 56 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Em 2011, durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o premio de Billboard Millennium Award. No mesmo ano, a Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista. E, em 2012, o VH1 colocou Beyoncé no número 3 em sua lista das 100 Grandes Mulheres na Música ficando atrás apenas de Madonna e Mariah Carey.
Iza
Isabela Cristina Corrêa de Lima, conhecida como IZA, é uma cantora brasileira.
Nascida e criada no bairro de Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro, IZA começou a cantar no coral de uma igreja logo na infância e, aos 14 anos, começou a fazer pequenos shows em retiros e outras paróquias da região. É formada no curso de Publicidade e Propaganda e em 2016 foi descoberta pela Warner Music através de alguns covers publicados no YouTube. Em novembro do mesmo ano, lançou seu primeiro single, "Quem Sabe Sou Eu". Logo depois, em 2017, a artista estourou com a música "Te Pegar" - e o clipe tem participação do ator José Loreto.
A cantora também é responsável por hits como "Dona de Mim", "Ginga", "Esse Brilho é Meu" e "Pesadão", esse último uma participação com Marcelo Falcão, do grupo O Rappa.
Seu álbum de estreia foi o "Dona de Mim", lançado dia 27 de abril de 2018 pela gravadora Warner.
Tem como influências Beyoncé, Rihanna, Negra Li, Fernanda Abrey, Sandy, Whitney Houston e Mariah Carey.
Racionais Mc's
Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap, que surgiu em 1988, na coletânea Consciência Black, com as músicas Pânico na Zona Sul e Tempos Difíceis. As letras do grupo tem como objetivo mostrar a desigualdade social brasileira, abordando diversos temas como crime e injustiças.
Formado por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edy Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões), o sucesso do Racionais Mc's ultrapassou barreiras nacionais, realizando apresentações ao vivo na Europa e na Ásia.
A discografia oficial da banda é: Holocausto Urbano (1990), Escolha Seu Caminho (1992), Raio-X do Brasil (1993), Sobrevivendo no Inferno (1997) e Nada Como Um Dia Após O Outro (2002). O conjunto ainda tem um CD/DVD ao vivo chamada 1000 Trutas, 1000 Tretas, que conta com a participação especial de Jorge Ben Jor.
Abriram as portas para a cultura do rap e o seu consequente objetivo de abordar importantes causas e manifestar-se a respeito delas; o grupo utiliza de suas origens para criticar e dar voz à causas que precisam ser discutidas. Porém, deixam evidente que a sua arte é feita do povo da periferia para o povo da periferia e que nenhum sucesso irá mudar isso.